quarta-feira, 14 de junho de 2017

Olá.

Hey pessoal. Estive afastado do blog.
Estava em processo de finalização e defesa da minha tese de doutorado, tudo ocorreu bem!
Sobre o implante estou cada dia adorando e aprendendo. Mudou toda minha comunicação, escrita e as relações pessoais. Sim já me comunico em grupos de 2 a três pessoas sem necessidade da leitura labial (mas exige muita concentração e tenho que estar descansado). Ouvir cansa, tanto como observar. E agora devo aprender a usar esses dois recursos.
Mas gostaria de falar sobre a escrita. Como escrevo para artigos e outro tipos de trabalho, muitas dos leitores apontam algumas formas "truncadas" de minha forma de escrever. Confesso que já tentei estudar novamente a gramática do português. Mas o processo é difícil, pois também não é a forma como eu sempre escutei (até o implante). Refletindo na minha forma de expressar também (vou falar depois).
Sobre a escrita, enviei um texto para querido amigo meu que se dispôs a ler o trabalho. Fiquei muito feliz que ele realizou a leitura, é difícil achar amigos que se dispõem a lerem nossos trabalhos. Ele comentou algo sobre algumas palavras utilizadas no texto. Algo como ao invés de usar o "da" uso o "de". Eu reli, e realmente faço essa troca. Mas porque será? Bem, para lembrarmos as letras das quais eu tinha que aprender o sons eram: A, I, U, S, X, M.
Vejam o "A" como letra primeira! Por isso acabo trocando a própria forma de escrever, de colocar a preposição adequada. Desde esse primeiro ano e meio do implante tenho notado uma significativa mudança na forma de escrever e, também, de ler.
A forma de expressar minha, da comunicação grupal e pessoal tem se tornado mais extensa. Tenho abusado de contar os acontecimentos, e tenho visto que as pessoas não estão gostando muito. Pois conto pontos e alongo outros, com pausas para encontrar palavras. Fazendo com que minha fala calma e lenta um processo de monólogo.
E a leitura. Ler é concentração, mesmo havendo outros barulhos ao redor a leitura se tornou mais fixa, já que consigo perceber todas as formas orais que a leitura também exige.

P.S. Vou tentar manter atualizado o blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário