segunda-feira, 28 de março de 2016

Primeiros sons.

Deixei para escrever agora, cerca de um mês e meio após a ativação, pois estava a compreender cada tipo de sons que tento perceber com o processador Nucleus.
É bem diferente dos aasi (aparelho de amplificação sonora individual). Enquanto o AASI amplifica os sons, fazendo com que tudo ao nosso alcance sejam ruídos, o processador do IC (Implante Coclear) mantém os sons estáveis. Assim necessitamos de uma "parada" para identificar cada som.
As vezes me faz falta o AASI. Como estou usando no ouvido esquerdo acaba fazendo um "nivelamento" com o IC.
Estou com o mapa auditivo bem leve ainda. O mapa auditivo é a intensidade das correntes dos elétrons que estão sendo enviadas pelo processador até o implante. Isso é um período de adaptação e também para se evitar qualquer tipo de desconforto que possa ocasionar pelas correntes.

No começo não estava gostando, pois os sons pareciam "baixos". Conversando com a Marianna em casa fui percebendo que eles não estão "baixos" apenas me adaptei a ouvi-los de forma amplificada. Assim cada dia as vozes dos vizinhos no apartamento ao lado, o latido do cachorro ganham uma identificação sonora.

Mas quero compartilhar com vocês a descoberta de uns "sonzinhos" que nunca tinha ouvido: a água pingando da torneira, o timer do forno elétrico, o pisca-pisca do carro. Os dois primeiros foram descobertos sentado no sofá. Estava ouvindo esses barulhos quando estava parado, lendo um livro. Marianna chegou do consultório, olhei para ela e perguntei: que barulho é esse? (pensando que fosse problema no IC). Ela me aponta, esse na tua frente é do chuveiro. Parei um tempo e prestei atenção, sim... estou ouvindo!! Mas tem outro, mais "chato", perece em sequência um tititi. AHH, esse é do timer.
E assim estou aprendendo esses pequenos sons. Já do pisca-alerta do carro eu tive que estar sozinho no carro e olha para aquela luz e identificar que a luz é uma sequência do som!

Hoje não fico sem colocar o IC. É maravilhoso, desde o momento em que tu "acerta" o encaixe dá uma sensação de "ligar". Sim, tipo uma chave que tu liga para os eletrônicos funcionarem, e em dois a três titiutitiutuuuu, sente-se o ligar de um mundo de sons para se explorar.

Vou retornar daqui uns dias para mudar o mapa do processador Nucleus6, vamos ouvir o que me espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário