quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

24 horas ativado

Já faz umas 24 horas que ativamos o Nucleus6.
Diferente? Bastante.

Parece que sons são iguais, tipo o aparelho auditivo. A diferença é que há um "eco" dentro da cabeça. O som penetra. Ainda não é possível diferenciar cada tipo de som, mas a leitura labial, a conversa em ambientes com mais pessoas já se tornou mais fácil!

Esse primeiros meses é um processo de mapeamento dos sons. Ativar cada sons diferentes para que não me assuste ou para que perca a vontade. Confesso que gostaria de tudo de uma vez, mas analisando percebo que isso vai fazer com que o implante vire um amplificador de sons.
Vou esperar a descoberta desses sons. Como uma criança que aponta o dedo e pronuncia : "óhh!", para que adultos também passe a perceber o sons e dizer seu significado, um pássaro, uma voz...

Ainda tem poucos sons, mas a fono disponibilizou quatro programas para selecionar. Agora que escrevo em um ambiente fechado e sozinho, coloquei piano Chopin só para sentir sons. Mas não durou muito, pois a programação inicial está para voz das pessoas. Assim coloquei Chico Buarque e... sim! É possível distinguir voz de instrumento, mas decifrar a voz será em uma outra oportunidade.

Vim aqui só para escrever esse relato, agora parto para um período de recesso... tenho que recarregar uma energia mental para "destravar" a tese. Ela está em um momento crucial em que necessito pensar o final de um capítulo para que possa finalizar esse trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário